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eBook_Funil_de_Vendas

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EBOOK

Canvas Funil de Vendas

Construindo um processo infalível

PRODUZIDO POR


ÍNDICE

Agradecimento

Introdução

Andamos muito até chegar aqui! • pág 4

Usando a inovação

O que é inovação? • pág 6

Jornada tradicional x Jornada disruptiva • pág 7

Nascimento do Canvas Funil de Vendas • pág 11

O que é Canvas? • pág 12

Apresentação do Canvas

Benefícios de aplicar em seu processo comercial • pág 14

Estrutura do Canvas Funil de Vendas • pág 15

Materiais necessários • pág 15

Como trabalhar com o Canvas Funil de Vendas? • pág 16

Onde aplicá-lo? • pág 17

As 5 etapas para bater a meta

1# Definição da meta • pág 19

2# Definição das etapas do processo de vendas • pág 21

3# Definição das taxas de conversão • pág 23

4# Definição dos canais de vendas • pág 29

5# Simulações • pág 32

Conclusão do método • pág 37

Quem somos

Cases • pág 39

Nossa história • pág 41

Recomendações

Simulador de Meta • pág 44

Vídeo do Canvas • pág 45

EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


3

AGRADECIMENTO

Primeiramente a Deus que tem nos dado sabedoria e

criatividade todos os dias, aos nossos clientes que

contribuem de forma significativa para o crescimento do Funil

de Vendas e a toda equipe que tem se empenhado para que

possamos alcançar nossos excelentes resultados.

EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


4

INTRODUÇÃO

Andamos muito até chegar aqui!

Tudo que está escrito neste material foi validado, e antes de dar

certo para nossos clientes e mercado teve que dar certo para

nós! Em outras palavras, fazemos o que falamos.

Hoje em dia é muito fácil teorizar as coisas! Encontramos

diversos “gurus de vendas” que num passado tiveram em sua

história um êxito e fazem disso o tema das suas brilhantes

palestras de motivação. Não temos nada contra, até porque

acreditamos que exista mercado para tudo.. Mas, o que

queremos transmitir nesta leitura é: MENOS teoria e MAIS

prática.

Aqui você encontrará de forma simples e direta a verdadeira

Ciência do Funil de Vendas.

Se fizéssemos uma conta rápida dos últimos 10 anos do Funil de

Vendas, teríamos:

+ de 300 Workshops aplicados;

+ de 500k Post-its colados;

+ de 1500 pessoas impactadas nos workshops;

10 anos implantando processos de vendas e

+ mais de 2000 clientes usando nossa

tecnologia.

Enfim… muita aconteceu! E o que mais damos valor em toda

nossa jornada é o quanto aprendemos e nos inovamos. Essa

trajetória nos permitiu aprender com diversos erros, erros estes

que todos nós cometemos no dia a dia. De fato, esta é a melhor

faculdade dos negócios.

Menos blábláblá e mais ação para ter os

melhores resultados!

EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


USANDO A INOVAÇÃO

CRIE VALOR JUNTO COM SEUS POTENCIAIS CLIENTES. ESSA É A

FORMA MAIS ASSERTIVA DE ACELERAR O SUCESSO.


6

USANDO A INOVAÇÃO

O que é Inovação?

Atualmente muito se fala sobre inovação e como as empresas

que avançarão à um futuro promissor a usam para construir

melhores produtos, serviços, processos e experiências positivas

aos seu clientes. Mas o que de fato é a inovação e como

identificá-la?

Inovação não é invenção! Por maior que seja a novidade de

um produto em seu lançamento ele raramente é uma invenção,

principalmente nos tempos modernos. Invenção significa que

antes de seu lançamento qualquer aspecto tecnológico ou

funcional não existia. Por exemplo: Quando a Apple lançou seu

primeiro iPhone em Junho de 2007, ela quebrou diversos

paradigmas e cativou um grande número de clientes para

engajarem seu mais novo dispositivo. Embora fosse algo

completamente diferente do que havia no mercado ela não

inventou absolutamente nada, apenas melhorou o que já existia.

Embora a invenção do primeiro telefone seja atribuída á Antonio

Meucci em 1849, foi Alexander Graham Bell em 1876 que

apresentou as bases do que se transformaria no que

conhecemos hoje.

Ele não só definiu os padrões da área como foi o primeiro a

produzir o dispositivo em grande escala — em 1886, 150 mil

residências nos Estados já possuíam a invenção.

Portanto inovação para nós do Funil de Vendas é:

Pegar o que já existe, melhorar e fazer com

que as pessoas percebam valor.

Acrescentamos também a seguinte visão: A Inovação está ligada

diretamente ao mercado e a economia, portanto, não adianta

apenas ser um produto/serviço legal e bonito, por que se no final

do dia não gerar resultado financeiro, será apenas uma boa

ideia!

EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Jornada tradicional vs Jornada

disruptiva

Nos últimos 10 anos realizando Workshops de inovação no

processo de vendas (academia.funildevendas.com.br),

tivemos o privilégio de conhecer diversas empresas e fazer parte

da reconstrução cultural dos resultados.

Pudemos observar diversos modelos de negócios e de vendas e

comparar as empresas que estavam propensas à falência com as

que realmente estavam aplicando inovação desde seu

nascimento. Neste cenário adaptamos nossa apresentação para

retratar justamente isto: A jornada tradicional vs a jornada

disruptiva.

Geralmente o nascimento de um negócio pode ocorrer de duas

formas:

Oportunidade - Quando o empreendedor é visionário e

enxerga uma possibilidade para gerar mais resultados ao seu

negócio.

7

Necessidade - Quando o empreendedor se vê em uma

encruzilhada e precisa sobreviver de alguma forma.

Este é o formato mais convencional, principalmente no mercado

brasileiro por que a criatividade, ousadia e persistência são

componentes de DNA.

Dentro desse contexto, a forma mais tradicional de construir um

negócio ainda está baseada em uma cultura industrial que além

de lenta é falha, burocrática e arriscada, pois parte da premissa

de que antes da venda deve-se existir um produto.

A grosso modo, é uma visão coerente por que se pensarmos "O

que iremos vender se não existe produto?" A indagação da

cultura industrial faz sentido, porém, o que o mercado tem

aprendido com os modelos de negócios de Startups inovadoras

é que: Antes de investir uma enorme quantia de recursos para

desenvolver o produto, é necessário validar o modelo de

vendas e o PIC (Perfil Ideal de Cliente).

Veja a seguir como é o fluxo de ambos os modelos:

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Jornada tradicional

Se você observar neste fluxo o custo comparado com as vendas

é muito maior, pois a ideia e o modelo não foram validados antes

com o usuário.

Por incrível que pareça, apesar de uma quantidade absurda de

informações disponíveis hoje na internet de como criar um

negócio de forma inteligente ainda há muitas pessoas que se

negam em buscar estes cases e acabam quebrando a cara e

construindo suas empresas ainda com base nos padrões

tradicionais.

Se a forma de comprar mudou, porque

ainda insiste em isolar seus potenciais

clientes da equação, desenvolvendo

produtos e serviços baseados apenas

em sua ideia míope?

8

CUSTOS

VENDAS

TEM UMA

IDEIA

DESENVOLVE O

PRODUTO

COLOCA EM

PRODUÇÃO

COLOCA NO

MERCADO

USUÁRIO

INSATISFEITO

PREJUÍZO NOS

RESULTADOS

EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Jornada disruptiva

Aqui fica claro o método usado por Startups de sucesso: Erre

rápido com baixo custo para acertar rápido com

alto resultado.

A grande vantagem de usar este modelo de construção é que as

chances do sucesso são muito maiores. Ele envolve diretamente

o usuário, onde o mesmo lhe dará uma série de insights para

aperfeiçoar seu produto/serviço e criar valor percebido ao

mercado.

9

TEM UMA

IDEIA

DEFINE O MODELO DE

NEGÓCIO E VENDAS

FOCO NO

USUÁRIO

DESENVOLVE O

PROTÓTIPO

TESTE DO

MODELO DE

VENDAS

VENDAS

CUSTOS

AUMENTO NOS

RESULTADOS

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível

USUÁRIO

SATISFEITO

COLOCA EM

PRODUÇÃO


Modelo com foco no usuário

Este é um modelo que orientou toda a construção de nossa

metodologia Design de Vendas.

10

Nele o foco principal é o usuário, onde junto co-criamos negócios

mais exeqüíveis, viáveis e desejáveis, engajando-o na percepção

de valores e na inovação.

NOVOS

MODELOS DE

GESTÃO

FOCO NO

USUÁRIO

NOVOS

MODELOS DE

NEGÓCIO

USUÁRIO

ESTRATÉGIA DE

RESULTADOS

COCRIAÇÃO

DE VALORES

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Nascimento do Canvas o Funil de

11

Vendas

Na medida em que os anos foram se passando nós refinávamos

nossas ferramentas de apoio em busca de simplificar ainda mais

a construção das estratégias por meio do Design Thinking, mas

somente no início 2016, após reestruturar nosso processo de

vendas do CRM Funil de Vendas chegamos em um modelo

extremamente simples mas muito poderoso para explicar com

clareza a Ciência do Funil de Vendas.

Realizamos cerca de 600 implantações da metodologia em

empresas de diversos segmentos de atuação e isto fez com que

nossos olhos se abrissem para um novo formato de entrega em

nossos treinamentos: Validamos o modelo matemático e o

transformamos em 5 passos que definem a construção da

previsibilidade em vendas. Desta forma, transformamos o que

era digital em um Canvas super didático para ser usado de forma

coletiva nos treinamentos.

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


O que é um Canvas?

12

A tradução da palavra Canvas de origem inglês significa tela de

pintura, um espaço onde se organiza uma ideia para melhor e

aproveitá-la da melhor maneira.

Ao trazer esse conceito para o universo da inovação nós

podemos dizer que um Canvas é uma ferramenta usada para

mapear de forma simples e prática em blocos informações

ideias, modelos e insights a respeito de um negócio, produto/

serviço ou processo.

Hoje um dos Canvas mais conhecidos e usados por diversas

empresas é o BMG - Business Model Generation de autoria do Alex

Osterwalder. De fato este modelo de formatação deu origem à

diversos outros usados para simplificar o processo de

construção de um modelo previamente imaginado. Como base

na simplicidade, usamos este conceito para construir o Canvas

de Funil de Vendas que veremos à seguir.

EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


APRESENTAÇÃO DO CANVAS

UM PROCESSO DE VENDAS INFALÍVEL DEVE SER SIMPLES,

POR QUE SE NÃO FOR SIMPLES, NÃO FUNCIONA!


14

APRESENTAÇÃO DO CANVAS

Benefícios de aplicar em seu processo

comercial

Somos suspeitos para falar do nosso Canvas, mas centenas de

pessoas que já o usaram dentro e fora de nossos workshops

tiveram um ganho expressivo em suas estratégias e resultados.

Usando o Canvas do Funil de Vendas você ganhará:

• Velocidade na construção e entendimento de seu processo de

vendas;

• Saberá rapidamente onde atuar para gerar os melhores

resultados;

• Dominará os principais indicadores para potencializar a

produtividade de vendas;

• Terá a verdadeira previsibilidade em vendas: Saberá

quantas oportunidades serão necessárias prospectar para

bater sua meta;

• Simplificará seu processo comercial e engajará o time.

EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Estrutura do Canvas Funil de Vendas

Materiais necessários

15

Ao longo dos anos refinamos e simplificamos todas as

ferramentas usadas em nossos workshops, o Canvas do Funil de

Vendas foi um dos mais impactados. Na medida que evoluímos

com os algoritmos do CRM e a forma de como o implantamos

nas empresas, percebemos a nítida necessidade desta

simplificação. Hoje ela é uma das ferramentas mais utilizadas

para construção do plano de ação com base na metodologia do

Funil e Vendas.

Você precisará:

1. Arquivo do Canvas em PDF (https://funil.live/canvasfunildevendas);

DOWNLOAD CANVAS FUNIL DE VENDAS

2. Canetas esferográficas ou marcadores;

3. Post-its (Quadrado e Redondo);

4. Mesa ou parede (usar fita adesiva para colar);

5. Calculadora.

Sua estrutura está dividida em 5 passos:

1. Definição da meta;

2. Definição das etapas do processo de vendas;

3. Definição das taxas de conversão;

4. Definição dos canais de vendas;

5. Simulações.

EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Como trabalhar com o Canvas?

Sabemos que a base da inovação são as pessoas, portanto, para

que o processo de construção do canvas seja assertivo, siga os

passos:

1. Convide pessoas de sua equipe de vendas ou de outras

áreas para te ajudar;

Mesmo que faça sozinho a aplicação deste material, outras

pessoas poderão te ajudar a ter mais insights.

2. Leia as instruções no Canvas;

Para ser ainda mais didático, inserirmos em cada passo do

Canvas informações que lhe darão instruções do que fazer.

3. Tome como base o histórico;

Caso você já tenha histórico de vendas (meta, ticket médio,

canais de vendas, etc) será mais fácil a projeção do exercício. Se

não tiver, não tem problema. Realize o exercício baseado nos

resultados que deseja alcançar.

4. Mudanças ou ajustes poderão ocorrer;

Lembre-se: A inovação pode ocorrer por inúmeros testes,

portanto, recomendamos o uso dos post-its, assim você poderá

simplesmente reajustar as informações trocando os post-its por

outros.

5. Gestão à vista;

Prenda ele com fita adesiva em uma parede perto de você e

constantemente o revisite para saber se o que foi planejado está

sendo realizado.

6. Compartilhe o conhecimento.

Ajude outros vendedores a realizar os cálculos. Acreditamos que

o maior beneficiado na transferencia do conhecimento é o

próprio emissor por que explicando como executou a ação

estará reafirmando o que aprendeu.

A melhor forma de aprender algo é ensinando à

outra pessoa.

16

EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Onde aplicá-lo?

Nossa cultura sempre foi baseada em alguns mantras que

criamos e que até hoje praticamos em nosso dia a dia. Eu

(Thiago Pirinelli) me lembro exatamente do dia em que iniciei a

sociedade do Funil de Vendas com o Percival Oliveira.

Sentado em uma mesa na padaria que ficava em baixo do

escritório, perguntamos um ao outro: Então… o que será daqui

para frente? Então, decidimos que teríamos que dividir para

multiplicar! E isso foi tão marcante em nossas vidas que hoje é

nosso primeiro mantra.

Acreditamos que dividindo conhecimento, haverá sempre a

multiplicação de pessoas cada vez mais capacitadas em gerar

riquesas. Isto produz um ganho incalculável para todo o

ecossistema econômico, apoiando assim nosso grande

propósito:

Desta forma, queremos que você desfrute de tudo que o Canvas

Funil de Vendas pode te oferecer, tanto para benefício próprio

quanto de seus clientes.

Use o Canvas Funil de Vendas:

• Dentro de sua empresa;

• Em suas consultorias de vendas;

• Nos treinamentos comerciais;

• No planejamento de vendas individual;

• Para ajudar um amigo ou empresa a bater meta e

• Para GANHAR DINHEIRO!

Você tem nosso apoio e autorização!

17

TRANSFORMAR PESSOAS E EMPRESAS

POR MEIO DAS VENDAS!

EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


AS 5 ETAPAS PARA BATER A META

SE VOCÊ NÃO SABE POR QUAL CAMINHO IR, QUALQUER UM SERVIRÁ…

POIS AGORA VOCÊ CONHECERÁ O CAMINHO E COMO CHEGARÁ MAIS RÁPIDO!


AS 5 ETAPAS PARA BATER A META 19

1# Definição da meta

Não tem como dar se quer um passo rumo ao resultado,

quando você não sabe nem mesmo o que quer. A meta irá te

direcionar e será a base da construção do método.

Adotamos a seguinte definição para meta:

“Meta é tudo que o leva para o conhecimento"

O que te faz sair de 100 qualquer coisa para 120 qualquer coisa,

é o conhecimento, afinal de contas, se você conhece o caminho

para ter 20% a mais de resultado, fará o que tem que ser feito.

PILARES DA META

VALOR

RESULTADO QUE SE DESEJA ALCANÇAR

PRAZO

PERÍODO QUE A META ESTARÁ VÁLIDA

EBOOK

PROPÓSITO

O MOTIVO DE EXISTÊNCIA DA META

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Definindo a meta do Funil de Vendas:

20

Estipule sua meta em valores para iniciar o exercício. Exemplo:

Quero vender R$75.000,00 em 1 mês. - Iremos trabalhar com

esta meta durante o exercício.

Após saber o quanto espera vender, tenha em mãos o ticket

médio de suas vendas. O Ticket Médio é a média em valor de

um determinado período e pode ser segmentado por: todos os

contratos, produtos, perfis de clientes, região, etc.

Neste caso recomendamos que faça o seguinte cálculo:

Total em vendas (último mês)

Número de contratos (último mês)

= Ticket Médio

Resultado:

R$68.500,00 / 32 = R$2.140,65

Agora pegue a Meta desejada e divida pelo ticket médio:

R$75.000,00 / R$2.140,65 = 35 (arredondado)

35

R$75.000,00

R$2.140,65

Este (35) é o número que o Funil de Vendas tomará como base.


2# Definição das etapas do processo

de vendas

Diversos gestores sofrem do “mal do crescimento”, ou seja,

quando o processo não está estruturado de forma simples não

conseguem escalar a máquina de vendas.

21

A base da metodologia do Funil de Vendas é a construção das

etapas do processo comercial. Processo é o conjunto sequencial

de ações que se deve fazer, garantindo que haja um input e

output de dados.

Seus vendedores são apenas tiradores de pedidos, ficam

constantemente perdidos na entrega dos resultados e

dificilmente o gestor consegue colocar outro profissional de

vendas nos mesmos moldes do vendedor que mais performa.

Após analisar mais de 3.500 empresas que passaram por nosso

processo de vendas, condensamos as principais dores em 4

tópicos e surpreendentemente a falta de processo é primeiro de

nossa lista.

Por incrível que pareça, quase todas as empresas analisadas não

possuíam ou não seguiam um processo de vendas. Isto se dá ao

fato que, infelizmente o processo de vendas é quase sempre o

último a ser planejado e uma vez desenhado, acaba ficando

extremamente engessado ao passar dos anos.

A falta do processo de vendas também ocasiona o problema

mais comum das equipes que não batem metas: A perda de

oportunidades por falta de follow up.

Dica: O processo de vendas está muito ligado à jornada

de compra do cliente, mas ele deve focar na busca e não

somente na espera de oportunidades. Sua construção

deve ser simples e com etapas que condizem à

realidade da equipe comercial, inclusive com

nomenclaturas de fácil entendimento para que haja uma

compreensão natural do fluxo.

EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Definindo as etapas do Funil de Vendas:

22

Como efeito de exercício e adotando a simplicidade para este

contexto, iremos definir o processo do Funil de Vendas

somente com as 3 etapas essenciais. Você pode adotar

nomenclaturas e adaptar a quantidade que condiz com o seu

OPORTUNIDADES

processo atual de vendas.

Ideias de Etapas:

Oportunidades - São todos os leads, prospects ou clientes que

entrarão em seu Funil de Vendas;

VISITAS

Visitas - Estágio onde as oportunidades que avançaram para

uma visita ficam alocados. A visita para muitas empresas é o

ponto de sucesso, pois se a oportunidades aceitou ter um face to

face com o vendedor, a chance de uma proposta quente é muito

maior;

Propostas - São todas as oportunidades que avançaram de

PROPOSTAS

Visitas e estão no momento de uma negociação discutindo

valores, prazo, condições contratuais, etc.

Note que não existe uma etapa de ganhar ou perder, pois

dentro do método Funil de Vendas, estas não são etapas e sim

35

R$75.000,00

R$2.140,65

condição de uma oportunidades.

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


3# Definição das taxas de conversões

Se existe um indicador em vendas que pode ajudar a equipe a

alcançar metas é a taxa de conversão.

É comum nos depararmos com empresas que não sabem

quantas oportunidades devem prospectar para alcançarem suas

metas, elas entram em um ciclo de comodismo e uma cultura

improdutiva que leva a um único resultado: o fracasso

comercial. Infelizmente ouvimos muitos gestores e vendedores

falarem que a equipe tem resistência em usar algo que ajudará a

vender mais e melhor e geralmente são os que mais reclamam

da CRISE!

Mas então, o que tem tudo isto haver com a taxa de conversão?

Simples! Quando não sei o que tenho que fazer, não faço

como deveria ser feito.

A taxa de conversão é sem dúvida um dos principais

indicadores do Funil de Vendas, pois ela mede o esforço que o

vendedor faz para trazer oportunidades Vs o resultado

alcançado de contratos fechados.

Concluindo, a taxa de conversão é o termômetro da

produtividade comercial relacionado às prospecções realizadas.

Analisando as taxas de conversões é possível saber:

1. Quantas oportunidades são necessárias prospectar para

bater a meta?

2. Onde aplicar conhecimento para aumentar os resultados de

vendas?

3. Qual o perfil comportamental do meu time de vendas?

4. Quantas oportunidades meu time consegue atender para

obter a melhor performance no fechamento de vendas?

5. Onde mais estou perdendo eficiência em meu processo de

vendas?

Antes que você se faça a pergunta: Qual a melhor taxa de

conversão para meu negócio? Já adiantamos, não existe!

Apesar deste indicador ser um dos principais parâmetros para

analisar sua performance, ele deve ser composto de outros

indicadores na equação, como: número de prospecção, ticket

médio, ciclo de vendas e etc.

23

EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Definido a taxa de conversão:

24

OPORTUNIDADES

VISITAS

Execute a operação sempre de baixo para cima, para isso

usaremos perguntas chaves:

1# A cada 10 propostas, quantas vendas são fechadas?

1. Ex: 4 Fechamentos, para 10 propostas envias

4 ÷ 10 = 0.4 (esta é sua taxa de conversão | 0.4 * 100 = 40%)

2. Insira o post it com a taxa de conversão entre Proposta >

Negócios ganhos

3.Faça o cálculo para saber o número de Propostas

necessárias: 35 ÷ 0.4 (40%) = 87,5 (arredonde para 88)

35 ÷ = 88

0.4

40%

PROPOSTAS

88

4. Escreva no post it PROPOSTAS o volume necessário

35

40%

R$75.000,00

R$2.140,65

R$75.000,00

R$2.140,65

Dica de Ouro: Para saber a taxa de conversão de algo, faça sempre

o número de baixo dividido pelo de cima.

Ex: 35 ÷ 88 = 0,397 (arredondando 0,4% ou 40%)

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


2# A cada 10 Visitas, quantas propostas quentes são geradas?

25

OPORTUNIDADES

Dica: Nesta etapa sua taxa de conversão é alta, mas considere

apenas Propostas com possibilidades reais de fechamento.

Desconsidere pessoas / empresas que apenas pedem uma simples

cotação. Este é o momento de entender as necessidades desta

oportunidade e buscar uma solução que alivie suas dores.

VISITAS

147

60%

1.Ex: 6 Propostas, para 10 Visitas realizadas

6 ÷ 10 = 0.6 (0.6 * 100 = 60%).

2.Faça novamente o cálculo.

88 ÷ 0.6 = 146,6 (147)

88

÷ 0.6 = 60%

147

PROPOSTAS

88

40%

R$75.000,00

R$2.140,65

3.Escreva no post-it VISITAS o volume necessário.

35

R$75.000,00

R$2.140,65

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OPORTUNIDADES

445

VISITAS

147

PROPOSTAS

88

33%

60%

3# A cada 10 Oportunidades prospectadas, quantas visitas são

realizadas?

Dica: O número de oportunidades da 1ª etapa é sempre mais

complicado de descobrir, pois ele geralmente não é medido pelos

vendedores / gestores. Este número pode ser maior que 10, então

faça o exercício: A cada 15 ou 20 ligações para oportunidades

destintas para marcar visitas, quantas são realizadas?

1.Ex: 15 Oportunidades, para 5 Visitas realizadas

5 ÷ 15 = 0.33 (0.33 * 100 = 33%).

2.Faça novamente o cálculo.

147 ÷ 0.33 = 445,45 (445)

147

÷ 0.33 = 33%

445

3.Escreva no postit OPORTUNIDADES o volume necessário

26

35

40%

R$75.000,00

R$2.140,65

R$75.000,00

R$2.140,65

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Taxa de conversão geral:

27

Agora que você calculou as taxas internas, também conhecidas

OPORTUNIDADES

445

33%

como Hit rates é possível saber quantas oportunidades devem

ser prospectadas para bater a meta. Após realizado este

procedimento divida o número de oportunidades ganhas x o

número de oportunidades necessárias.

VISITAS

147

60%

7,8%

÷ = 7,8%

0,078

35 445

A quantidade de negócios ganhos (35) simboliza 7,8% de toda

produtividade comercial em relação às prospecções efetuadas.

PROPOSTAS

88

Até aqui o exercício mostra a verdadeira previsibilidade em

vendas, empoderado agora com informações valiosas para

tomada de decisões estratégicas.

40%

R$75.000,00

R$2.140,65

35

R$75.000,00

R$2.140,65

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


28

Dica que vale 1 milhão

Se você achou o número de 445 oportunidades muito

exagerado, ele só é reflexo das taxas de conversão realizadas de

baixo para cima. Mas se mesmo assim as taxas estiverem

corretas, significa duas coisas:

1# Que não está batendo a meta

2# Que não possui oportunidades suficientes

Para não se assustar com este número, recomendamos

desdobrar à um nível de produtividade diária. Siga o seguinte

raciocínio:

Na meta de R$75.000,00 (35 vendas), 4 vendedores estão

inclusos. Eles trabalham em média 22 dias úteis por mês.

÷22 DIAS

445 =

20

20

OPORTUNIDADES

÷

4

VENDEDORES

OPORTUNIDADES

=

5

OPORTUNIDADES

POR DIA PARA

CADA VENDEDOR

Em outras palavras, para bater a meta de R$75.000,00 por mês é

preciso buscar e ligar para apenas 5 oportunidades por dia!

Considerando este número, lhe perguntamos: É fácil ou difícil

bater a meta? Quanto tempo leva para buscar e ligar para

apenas 5 oportunidades?

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Construindo um processo infalível


4# Definição dos Canais de Vendas

Aqui mora um grande perigo! Costumamos falar que os canais

de vendas podem te enriquecer ou empobrecer.

Enriquecer: Quando você sabe por onde as oportunidades que

foram ganhas entraram fica claro a necessidade de investir mais

recursos (tempo e dinheiro) nos canais que podem potencializar

seus resultados.

Empobrecer: Grande parte das empresas não medem por onde

chegam as oportunidades, portanto, saem “atirando para todo

lado”. Prospectar em todo lugar sem uma estratégia definida,

além de custar muito é extremamente cansativo e perde-se

energia onde não dará resultados.

O Canal de Vendas é portando a fonte de entrada do Funil

de Vendas, é o macro processo de Atração (prospecção ativa ou

passiva) e deve ser alinhado entre as áreas de Marketing e

Vendas.

A seguir uma lista dos principais canais de vendas usados

hoje em dia:

Gerados pelo time de vendas

• Construção de lista;

• Cold Call;

• Base de clientes;

• Indicações;

• Porta à porta.

Marketing tradicional

• Feiras e eventos;

• Impressos (jornais, revistas, encartes, panfletos, etc);

• Rádio e TV;

• Cross Marketing (junção com outras marcas).

Marketing digital

• Redes sociais (Elas podem ser usadas ativa ou passivamente);

• Isca de conteúdos (Quando são deixados os contatos para ter acesso à algo);

• Demonstrações / Trial;

• Ads (Google, Facebook, etc);

• Sites, landing page e blogs;

• E-mail Marketing.

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EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Com a transformação digital e adoção da internet como recurso

fundamental para o profissional e consumidor moderno, a

maneira de comprar mudou e com isto a forma de vender

também, logo, temos uma infinidade de canais de vendas.

Alguns canais tradicionais ainda funcionam muito bem para

diversas empresas, porém a forma de abordar as pessoas está

ficando cada vez mais personalizada onde há o surgimento de

técnicas que se provam mais eficazes como é o caso do Inbound e

Outbound.

Resumindo estes termos, Inbound é quando um lead (usuário da

internet) é atraído por algum conteúdo digital e chega até você

entregando dados como: nome, email e telefone. Isto é conhecido

como Funil de Marketing ou Funil de Conversão. Este é um

processo que “aquece" um pouco mais a oportunidade,

permitindo que você interaja com ela de forma mais permissiva.

Já o Outbound é usado para buscar ativamente a oportunidade

com cadências de contados mais objetivas e menos invasiva. Este

usa uma área de pré-vendas para “aquecer” a oportunidade com

envio de e-mails em um formato de escrita simples e direto,

pedindo permissão para entrar em contato. Desta forma o prévendedor

qualifica melhor a oportunidade antes de ser

transferida ao executivo de vendas, que por sua vez, realiza a

visita, levanta as necessidades, gera a proposta e fecha a venda.

Esses dois cenários têm se provado extremamente eficientes e

impactantes diretos nas reduções de custos da aquisição do

cliente (CAC).

Para deixar claro: Funil de Vendas não é para gerar leads, fazer

visitantes de um site virarem leads, enviar e-mail marketing, etc.

Funil de Vendas é um método que acondiciona os leads,

prospects e clientes, permitindo uma gestão simples e

assertiva do processo, da busca de oportunidades até o

fechamento da venda.

Não confunda Funil de Vendas com Funil

do Marketing! Embora complementares,

não são a mesma coisa.

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EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Definindo os Canais de Vendas:

Procedimento

31

Dica: Ao invés de sair “atirando para todo lado”, recomendamos

que você defina seu PCI (Perfil do cliente ideal). Este exercício

deve responder algumas perguntas para alinhar as expectativas

e discurso de vendas. O ideal é que ligue para pelo menos 10

clientes e faça as perguntas:

- Qual a dor que possui antes de adquirir nosso produto ou serviço?

- O que mais gosta de nosso produto ou serviço?

- Qual o maior benefício que visualiza usando nossos produtos ou serviços?

- Como se sente usando-os

- Descreva em suas palavras o que somos

1. Separe 5 principais canais de vendas

2. Trace a estratégia e frequência que utilizará cada um deles

3. Divida a produtividade de prospecção (5 por dia, conforme o

exercício) pelos canais de vendas

4. Tenha em mente como, quem, onde e quanto irá investir em

cada um deles

5. Escreva e cole o postit conforme o exemplo à baixo.

Isto dará além de insights para

seu discurso de vendas, a ideia

perfeita dos principais desafios

que você deverá resolver.

SEPARAR X

CLIENTES

ATIVOS

ENVIAR X

MENSAGENS

PARA AS

CONEXÕES DE 1º

GRAU

IR AO CAFÉ DA

MANHA NO DIA X

E ME

RELACIONAR

COM 5 PESSOAS

LIGAR PARA X

CLIENTES,

VERIFICAR SE

ESTAMOS

ATENDENDO BEM

E PEDIR X

INDICAÇÕES

APLICAR X REAIS

EM CAMPANHAS

PARA PROMOVER

MEU SITE COM UM

FORMULÁRIO DE

CONTATO

Defina também:

- Segmento

- Localização

- Cargos dos decisores

BASE DE

CLIENTES

LINKEDIN

ASSOCIAÇÃO

COMERCIAL

INDICAÇÃO

GOOGLE

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível

OPORTUNIDADES

445

33%


5# Simulações

Após ter desenhado toda a estrutura do Funil de Vendas você

terá uma visão completa do que é necessário fazer para bater a

meta. Com todas estas informações em mãos é possível colocar

a inteligência para trabalhar otimizando seus resultados.

Todo empreendedor de sucesso sabe exatamente o que quer

mas constantemente está projetando cenários - do mais

pessimista ao mais otimista. É justamente isso que iremos tratar

na 5ª etapa da construção do Funil de Vendas. Abordaremos as

3 formas de aumentar os resultados de vendas ou otimizar o

processo, para gastar menos energia e ainda sim bater a meta.

1ª Simulação: Aumentar a boca do funil

Baseando-se ainda no exercício que fizemos anteriormente,

imagine que os mesmos 4 vendedores ao invés de buscar e ligar

para apenas 5 oportunidades por dia, passem a realizar somente

1 a mais, totalizando 6 prospecções. Examine à seguir o impacto:

( 6 )

* 22 * 4

OPORTUNIDADES

DIAS ÚTEIS

OPORTUNIDADES

Isto representa cerca de 19% a mais de produtividade NO MÊS em

prospecções. Mas o quanto esta diferença representa em

vendas?

Faça o seguinte cálculo:

528 * 0,078 = 41 Oport. Ganhas

41 * R$2.140,65 = R$87.766,65

Isto dá um aumento de R$12.766,65

=

VENDEDORES

528

41

528

7,8%

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


2ª Simulação: Melhore as taxas internas

Sabe aquela palestra motivacional que você participou um dia? O

que de fato aprendeu e colocou em prática e quanto isso deu de

resultado? Provavelmente muito pouco!

Nada contra esse tipo de trabalho mas a única coisa que lhe

trará motivação é o resultado. Para gerar melhores resultados é

preciso conhecimento e por isto batemos na seguinte tecla aqui

no Funil de Vendas Medir > Gerir > Evoluir. Tendo em mãos as

taxas de conversões internas é possível atuar sobre elas

aportando conhecimento para evoluir cada taxa no decorrer das

etapas do processo.

Procedimento

1. Verifique qual é a menor taxa de conversão;

2. Identifique a causa da ineficiencia deste indicador;

3. Atue nas taxas aportando conhecimento;

4. Execute o plano de ação. Meça e ajuste-o durante o

percurso.

Dicas de ouro:

1# Taxa de conversão nas etapas de atração (Oportunidades /

Prospecções)

Se a taxa de conversão estiver muito baixa nessa etapa e a equipe

não consegue marcar visitas, eis duas principais causas que estão

impactando este resultado:

1. Canal de Vendas trazendo oportunidades desqualificadas

a. Ação 1: defina melhor seu PIC;

b. Ação 2: trabalhe com fontes atualizadas;

c. Ação 3: verifique qual o canal que mais impacta e refaça a

estratégia ou substitua por outro.

2. Os vendedores não estão realizando um pitch bom o suficiente

para marcar visitas

a. Ação 1: Treine o discurso baseado nas dores dos clientes;

b. Ação 2: Escute ligações realizadas e anote onde foi bom ou

ruim;

c. Ação 3: defina melhor as perguntas de qualificação.

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Exemplo: Performar a 1ª taxa

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OPORTUNIDADES

445

33%

+7%

Você notará algo extraordinário quando atuar na melhoria das

taxas de conversões internas: As primeiras taxas de conversões

são sempre mais fáceis de atuar e o resultado é exponencial.

Acompanhe o raciocínio:

Se melhorar a qualificação da oportunidade nos canais de

vendas e ajustar o discurso de abordagem, aumentando em 7%

a taxa de conversão entre as etapas OPORTUNIDADE > VISITAS,

observe a cadência dos resultados nas etapas inferiores e a

melhora significativa na quantidade de PROPOSTAS fechadas.

VISITAS

147 / 178

60%

7,8%

+2%

445 * 0,4 =

VISITAS

178

PROPOSTAS

178 *0,6 =

PROPOSTAS

107

88 / 107

107 * 0,4 =

43 *

R$2.140,65

40%

R$75.000,00

R$2.140,65

R$92.047,95

43

R$75.000,00

R$2.140,65

Representa um ROI de R$17.000,00 e 2% de aumento na Taxa de conversão Geral

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


2# Taxa de conversão nas etapas de Relacionamento

(Qualificação / Visitas)

Caso essa taxa esteja muito baixa, tome as seguintes medidas:

1. Qualifique melhor a oportunidade antes de marcar uma visita

a. Ação 1: Faça a lição de casa e levante as principais

informações sobre a oportunidade;

b. Ação 2: Use técnicas de relacionamento;

c. Ação 3: Deixe claro o objetivo da visita.

2. Engaje sua oportunidade durante a visita

a. Ação 1: Identifique mais dores latentes e ouça mais seu

possível cliente;

b. Ação 2: Faça perguntas mais abertas, explorando melhor o

caminho a se percorrer;

c. Ação 3: Fale mais dos benefícios e cases de seu produto ou

serviço do que das características.

3. Prepare a oportunidade para o próximo passo

a. Ação 1: Deixe claro como é possível adquirir seu produto ou

serviço;

b. Ação 2: Com base nos desafios, peça permissão para gerar

uma proposta;

c. Ação 3: Envie a proposta no prazo determinado e já marque o

próximo passo.

3# Taxa de conversão nas fechamento (Propostas /

Negociação)

Se o fechamento é seu maior desafio, siga as dicas:

1. Follow up

a. Ação 1: Após enviar a proposta, determine uma cadência

saudável de follow up e nunca deixe a oportunidade muito

tempo sem um contato;

b. Ação 2: Envie cases de sucesso de clientes usando seu

produto ou serviço;

c. Ação 3: Envie conteúdos educativos que podem ajudar seu

2. Objeções

cliente a ter melhores resultados.

a. Ação 1: Mapeie quais são as principais objeções e encontre a

resposta para estas;

b. Ação 2: Ajude sua oportunidade fazer conta de ROI (Retorno

sobre o investimento).

3. Pergunta de fechamento

Verifique se tudo está conforme a expectativa da oportunidade e

pergunte: O que está faltando para dar um

próximo passo e fecharmos negócio?

*70% dos negócios não são fechados porque falta a pergunta de fechamento

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


3ª Simulação: Cross / Up Sell

Estas técnicas são muito utilizadas quando seu mix de oferta

comportam essa estratégia e não há necessidade de ajustar para

cima o valor do produto ou serviço. Basicamente em ambos os

casos o valor do ticket médio será impactado.

Na medida em que a negociação for caminhando pelo processo

e estiver mais qualificada ficará fácil identificar se a necessidade

do cliente em potencial “casa" com as estratégias de cross ou up

sell.

Cross Sell

Oferta de produtos complementares ao produto base. Imagine

comprar um celular e o mesmo vendedor lhe vender a capa e a

película, esses dois produtos não são do mesmo fabricante mas

se complementam e aumentam o valor do ticket médio.

Up Sell

Upgrade do produto base. Usando o mesmo exemplo, imagine

um celular que possui 3 níveis de performance: 32Gb, 64Gb e

128Gb. É o mesmo modelo, o que muda é sua capacidade de

entrega.

Fato é que quanto mais você “blinda" o cliente com seus

produtos e serviços, mais ele estará conectado à você e

consequentemente por mais tempo ele comprará. Afinal de

contas:

Vender mais para o mesmo cliente é a

venda mais lucrativa que existe!

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EBOOK

CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


Conclusão do método!

Viu o quanto seus resultados podem ser melhorados? É

engraçado que fazemos isso todos os dias de forma consciente

ou inconsciente e sabemos a importância dessa execução. Mas

porque não a praticamos de forma consistente?

Isso é o que chamamos de "Enfrentamento dos Números” e é

preciso ter coragem para fazer! Muitas pessoas optam pela

profissão de vendas achando que não há necessidade de

formação acadêmica e realmente hoje no Brasil não existe uma

faculdade de vendas, pelo menos até o presente momento.

Logo, vendas como uma disciplina não está inserida em nossa

cultura e por mais que ela envolva pessoas não deixa de ser uma

ciência. Vendas é uma disciplina da ciência humana, pois

envolve matemática, comportamento humano, sociologia,

administração, marketing e um toque de psicologia :)

Não cobre a meta e sim o plano de ação!

Meta é meramente o efeito de uma série de causas, em outras

palavras, não temos poder de ação no efeito e sim em cada

passo que damos no Funil de Vendas. Temos que ter como

plano de trabalho diário a quantidade certa de prospecções >

visitas > propostas e gerir todos os follow ups para nunca deixar

uma oportunidade cair em esquecimento.

No final não adianta apenas falar bem, é preciso seguir o

método, e aplicar a EXECUÇÃO CONSISTENTE:

Fazer o que tem que ser feito, na medida que deve ser feito, dia

após dia!

37

Vendas não é dom. Vendas é resultado

de um processo!

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


WOW… SENSACIONAL!

SIM, O MÉTODO É SIMPLESMENTE SENSACIONAL E CADA VEZES QUE

REPETIMOS NOS TREINAMENTOS, ESCUTAMOS ESTA EXPRESSÃO!


39

CASES

Rede Plaza Inn

Clique na imagem para ser encaminhado ao Youtube

Treinamento: Processo infalível

Clique na imagem para ser encaminhado ao Youtube

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


QUEM SOMOS

SAIBA PORQUE SOMOS A MAIOR AUTORIDADE

EM METODOLOGIA DE VENDAS DO BRASIL!


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º

Temos um propósito muito forte

Transformar pessoas e

empresas por meio das vendas!

15ANOS

EXPERIÊNCIA COM VENDAS

7ANOS

IMPLANTANDO O CRM

+

2MIL

USUÁRIOS BATENDO METAS


1 Falta de processo

42

Encaramos vendas como uma ciência

Após analisar mais de 3.500 empresas,

chegamos às principais dores em vendas!

2 Falta dos indicadores

3 Produtividade

4 Previsibilidade

º


º

Após estudar este cenário,

criamos o mais simples e

intuitivo Software CRM

BASEADO NA TRÍADE DAS VENDAS

META

MÉTODO

EXECUÇÃO

CONSISTENTE


44

SIMULADOR

O que achou até aqui? Temos a plena certeza que gostou

muito da nossa metodologia!

Embora sejamos os “Grandes Evangelistas” da

metodologia e marca Funil de Vendas, precisávamos ir

além e mergulhar profundamente para encontrar uma

forma simples e eficiente de transmitir nosso

conhecimento.

Pensando nisso desenvolvemos o Simulador de Meta

que segue o mesmo principio de nosso Canvas.

Ele é gratuito e está à sua disposição.

TESTAR SIMULADOR DE META

simulador.funildevendas.com.br

Mostrar para nossos clientes que existe sim uma

matemática por trás da metodologia Funil de Vendas e

que isto é tão simples, mas tão simples que por muitas

vezes não executamos, pois nossa mente está ligada a

coisas complexas é muito importante para nós.

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CANVAS FUNIL DE VENDAS

Construindo um processo infalível


45

CONFIRA O VIDEO DO CANVAS

Preparamos algo especial para você!

Assista o vídeo que preparamos mostrando o passo a

passo de como usar o canvas na prática.

ACESSAR VÍDEO

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Construindo um processo infalível


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para fechar mais negócios!

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(11) 95903-3518

instagram.com/FunildeVendas

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